Universidade de Coimbra investiga aparelho que reduz factura energética das famílias (com VÍDEO)

coimbra(30/Ene/2014)

Desligar os equipamentos eléctricos quando estes não são necessários é um dos conselhos mais importantes para a poupança energética, mas nem sempre nos lembramos ou nos apetece. Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra, a trabalhar em parceria com o MIT, quer acabar com esta inércia ou esquecimento.

O sistema inteligente de gestão de consumos de electricidade chama-se Energy Box e permite ainda adequar os consumos às melhores tarifas e alturas que mais desejemos.

“Já tínhamos alguns contactos com um investigador sénior do MIT que estava a orientar um doutoramento nessa área –e isso casou bem com as nossas preocupações”, explicou ao Economia Verde Carlos Henggeler, investigador da Universidade de Coimbra.

Foram estas preocupações, ligadas à poupança e eficiência energética, que levaram ao desenvolvimento de um sistema de gestão de consumos. “Podemos ver diferentes perfis que a pessoa quer adoptar, que estão pré-programados e serão o input deste sistema”, expica o professor.

Na prática, a Energy Box vai ligar e desligar os aparelhos e electrodomésticos da nossa casa de forma automática, tendo sempre em conta as horas em que é mais barato consumir electricidade – e das próprias preferências do consumidor. “Queremos manter o conforto e qualidade dos serviços de energia, mas minimizando a factura energética individual”, explica Carlos Henggler.

Este sistema pode também interessar aos operadores da rede, defende o investigador, porque evita os picos e os consumos mais elevados em períodos do dia mais desfavoráveis. Esta conjugação de consumos obriga à entrada em funcionamento de centrais de produção mais caras.

O protótipo do Energy Box está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto de Engenharia de Coimbra e, de acordo com o investigador, há já empresas interessadas em que esta caixa seja uma realidade a curto e médio prazo.

Saiba mais: http://greensavers.sapo.pt/2014/01/21/universidade-de-coimbra-investiga-aparelho-que-reduz-factura-energetica-das-familias-com-video/

Read more at: http://www.uc.pt/en/org/inescc/Projects/energy_box

Esta entrada también está disponible en: Inglés Portugués, Brasil