Relatórios enfatizam potencial da eficiência energética em edificações

ICCA(14/Ene/2014)

Brasil – No último mês, dois relatórios publicados pela Agência Internacional de Energia (AIE) e pelo Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA) ressaltaram a importância de novas tecnologias para a melhoria da eficiência energética em edificações.

O primeiro, do ICCA, intitulado Roteiro de Tecnologias Construtivas (Building Technology Roadmap), revela que produtos da indústria química global têm um papel importante para chegar a grandes reduções nas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) no setor de construção, tanto em termos de reduções custo-eficientes no consumo de energia quanto fornecendo tecnologias para descarbonizar a produção energética.

O roteiro se foca em possíveis economias de energia e GEEs de cinco tecnologias construtivas derivadas de produtos químicos: isolamento, tubulação e isolamento de tubulação, vedação de ar, revestimentos reflexivos e pigmentos, e janelas. O ICCA estima que combinar melhorias na eficiência das construções com combustíveis de baixo carbono poderia levar a uma redução de 41% no uso de energia e uma redução de 70% nas emissões de GEEs até 2050.

O ICCA observa que economias de GEEs na Europa, Japão e Estados Unidos a partir do uso de produtos construtivos baseados em químicos podem atingir uma média anual de 600 MtCO2 e, o equivalente às emissões do uso anual de eletricidade de 75 milhões de residências.

Saiba mais: http://envolverde.com.br/noticias/relatorios-enfatizam-potencial-da-eficiencia-energetica-em-edificacoes/

Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

Esta entrada también está disponible en: Inglés Portugués, Brasil